Pular para o conteúdo

Receita deliciosa da Semana Santa: Descubra o Bacalhau com Natas que Vai Fazer Seu Almoço Brilhar!

Confira como fazer a receita de Bacalhau com Natas:

Quem não ama uma boa receita de bacalhau na Semana Santa? Este bacalhau com natas é pura delícia! Perfeito para reunir a família, essa iguaria combina o sabor do bacalhau com um cremoso molho de natas, trazendo toda a tradição e sabor que essa época pede. Ideal para os almoços de Páscoa ou um jantar especial, essa receita é simples, mas muito impressionante. Eu lembro da primeira vez que fiz; era uma verdadeira ação de amor! Vamos juntos descobrir o segredo dessa delícia que vai deixar todos com água na boca?

Bacalhau com Natas
Bacalhau com Natas / Receitas do Will

Ingredientes da receita de Bacalhau com Natas:

Para o bacalhau

  • um fio generoso de azeite de oliva 
  • 4 folhas de louro
  • 3 cebolas médias em meias-luas finas
  • 4 dentes de alho amassados
  • 500ml de leite (para o cozimento do bacalhau)
  • 700 g de bacalhau em postas dessalgado
  • 4 batatas cortadas em cubos
  • óleo o quanto baste (para a fritura)

Para o molho bechamel

  • muçarela ralada grosseiramente ou farinha de rosca (para finalizar)
  • ½ pacotinho de queijo parmesão ralado (25 g)
  • 300 g de creme de leite fresco ou de lata (se for usar o de lata, leve à geladeira e após gelar, faça um furo na lata, escorrendo o soro antes de utilizar)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo sem fermento (50 g)
  • sal, pimenta-do-reino e noz-moscada (a gosto)
  • suco de 1 limão espremido
  • 2 gemas de ovos
  • 800ml de leite integral
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de manteiga (50 g)

Modo de fazer:

Do bacalhau / finalização

  1. Aqueça uma panela no fogo com 500ml de leite e depois junte 700 g de bacalhau em postas dessalgado, 4 dentes de alho amassados e 2 folhas de louro, deixando cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.
  2. Enquanto isso, após higienizar 4 batatas, descasque-as e corte no sentido do comprimento em filetes e depois em cubos.
  3. Aqueça uma panela no fogo com uma boa quantidade de óleo, adicione uma porção dessa batata e deixe fritar, mas não ao ponto de dourar.
  4. Nesse meio tempo, corte 3 cebolas médias em meias-luas finas ao meio e depois em meias-luas.
  5. Em outra panela, aqueça um fio generoso de azeite de oliva, acrescente essas cebolas cortadas em meias-luas e 2 folhas de louro, refogando até elas murcharem e ficarem translúcidas. Nesse ponto, desligue o fogo, tire as folhas de louro e reserve.
  6. Quando as batatas começarem a querer dourar, retire-as com uma escumadeira e passe para uma vasilha forrada com papel-toalha, reservando. 
  7. Prepare o molho bechamel e depois desfie o bacalhau, reservando-o.
  8. Com o molho bechamel pronto, na panela com as cebolas, adicione o bacalhau que você desfiou e reservou, juntando também as batatas fritas, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto, misturando delicadamente para incorporar.
  9. Despeje essa mistura de cebolas, bacalhau e batatas numa travessa, cubra com o molho bechamel e finalize com muçarela ralada grosseiramente ou farinha de rosca, se preferir.
  10. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C, por cerca de 30 minutos ou até o queijo gratinar.
  11. Retire, sirva e delicie-se com seu fantástico bacalhau com natas! Bom apetite!

Do molho bechamel

  1. Coloque uma panela no fogo com 50 g de manteiga e, quando derreter, inclua 50 g de farinha de trigo sem fermento, deixando fritar, misturando com um fouet.
  2. Entre gradualmente com 800ml de leite integral, sempre misturando com o fouet, até obter um creme liso e homogêneo, começando a ferver.
  3. Nesse ponto, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto, misturando novamente e deixando cozinhar em fogo de médio a baixo por 10 minutos.
  4. Desligue o fogo do molho e prepare uma base. 
  5. Para isso, coloque numa tigela, 2 gemas de ovo, juntando o suco de 1 limão espremido, misturando com o fouet.
  6. Entre com 1 colher (sopa) de mostarda e ½ pacotinho de queijo parmesão ralado, misturando tudo.
  7. Na sequência, despeje essa mistura da tigela na panela do molho, que está com o fogo desliado, agregando também, 300 g de creme de leite fresco ou de lata (se for usar o de lata, leve à geladeira e após gelar, faça um furo na lata, escorrendo o soro antes de utilizar). Reserve.
ENTRAR NO GRUPO DO WHATSAPP
Gostou? Avalie essa receita 👇
5/5 - (58 votos)

Gostou? Comenta aqui pra nós o que você achou desta receita. Ah e não se esqueça de compartilhar no grupo da família e também para aquele seu amigo(a) que curte cozinhar!! 🙂

Marcações: